A Diretoria da Confraria da Cachaça do Brasil esteve ontem, dia 20 de janeiro de 2016, no restaurante Adega da Cachaça em Taguatinga, para a primeira reunião do ano.

A pauta da reunião foram os seguintes assuntos: organização da festiva de aniversário em fevereiro, a avaliação da cachaça Melicana, que será degustada na reunião do dia 29 de janeiro, e o estabelecimento das diretrizes para o ano de 2016.

Fomos recebidos pelo proprietário do Restaurante, o Sr. Adalberto Marques Veras, grande conhecedor de cachaça, que nos brindou com algumas preciosidades de sua coleção particular.

Depois da discussão dos itens da pauta, o grupo de Diretores da Confraria tiveram a oportunidade de degustar também a excelente costela mingo, especialidade do restaurante.

Ao final o Sr. Adalberto fez doações de algumas cachaças raras para a Confraria.

Foram momentos de muita alegria e confraternização, especialmente para mim, que tive a oportunidade de reencontrar o Adalberto, o proprietário do restaurante, meu conterrâneo e amigo. Nós ambos nascemos e passamos nossa infância em Cristalândia, uma pequena cidade do estado do Tocantins.

A cachaça Melicana, que será degustada na próxima reunião, foi apresentada aos confrades presentes e aprovada.
A Melicana também produz outros dois destilados: um feito a partir do melado e outro a partir do mel de abelhas. O destilado feito de mel vem acondicionado em uma garrafa especial, com um design arrojado, muito elogiada pelos confrades. O produtor da Melicana também é tanoeiro. Assim, os confrades que comparecerem ao próximo encontro mensal, no dia 29, terá a oportunidade de adquirir pequenos tonéis de diversas madeiras.

Nós recomendamos aos confrades que adquiram o hábito de envelhecer suas próprias cachaças. O envelhecimento de cachaças em pequenos tonéis (5, 10 ou 15 litros) é uma atividade de lazer muito prazerosa e, além disso, permite ao degustador fazer suas próprias experiências e adquirir um conhecimento prático sobre a qualidade da cachaça.
Não percam a próxima degustação.

DSCF0142r DSCF0136r DSCF0135r
Orfeu M M Barros

Presidente da Confraria da Cachaça do Brasil