Cada grama de álcool metabolizada no organismo gera 7 calorias (*). Uma tulipa de chope, que tem 150 ml, gera 130 calorias. O chope tem apenas 3,5% de álcool. Portanto, uma tulipa de chope tem apenas 5, 25 ml de álcool. A densidade do álcool é de 0,79 grama por ml. Fazendo as contas, cada tulipa tem 4,14 g de álcool. Isso significa que apenas 29 das calorias do chope vêm do álcool. As outras 101 vem de outros carboidratos que compõem o chope.

A cachaça tem cerca de 40% de álcool. O resto é quase que apenas água. Para consumir a mesma quantidade de álcool que há em uma tulipa de chope é necessário tomar 13 ml de cachaça.  Uma dose de cachaça de cerca de 50 ml tem a mesma quantidade de álcool que quatro tulipas de chope ou de uma garrafa de cerveja, mas contém apenas 140 calorias. Isso significa que para tomar a quantidade de álcool que há em uma dose de cachaça o bebedor de chope ou cerveja ingere 380 calorias a mais.

Um bebedor médio toma cerca de oito tulipas de chope, ou duas garrafas cerveja, em cada estada no bar. Isso corresponde a 1040 calorias. Um bom bebedor de cachaça toma duas doses de 50 ml, em cada estada no bar, o que corresponde a 280 calorias.

Feitas as contas, fica claro que trocar o chope pela cachaça pode ser uma boa estratégia para perder a barriga.

(*) Na verdade são 7 quilocalorias (kcal). Mas, o uso consagrou o termo caloria para se referir a uma quilocaloria.